5 dicas para fazer networking e crescer na carreira

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Segundo pesquisa da empresa de consultoria americana Lee Hecht Harrison, 63% dos profissionais que mudaram de emprego em 2014 usaram a indicação para conseguir uma posição maior. Essa porcentagem revela o quanto o networking é importante para crescer na carreira.

Todos os profissionais concordam que cultivar uma boa rede de contatos é essencial para a manutenção e crescimento da carreira. Mas como arrumar tempo útil, vencer a timidez ou a inexperiência e realmente fazer um networking eficiente? Confira nossas dicas!

 

5 maneiras de fazer um networking de sucesso

1 – Use as redes sociais: Facebook, Twitter e, principalmente, o LinkedIn são espaços para divulgar quem você é como profissional, manter contatos com antigos colegas, palestrantes e professores.

Mantendo seu perfil no LinkedIn atualizado também é possível que algum recrutador com contatos em comum com você encontre seu perfil e se interesse. Além disso, a mídia social possui grupos onde você pode criar debates e criar novas conexões.

 

2 – Vá a eventos: nesses espaços pessoas com os mesmos interesses estarão reunidas, por isso é o local ideal para trocar contatos e informações profissionais. Chegando mais cedo, você ainda consegue conversar com coordenadores e palestrantes.

 

3 – Seja humilde: networking não é sobre impressionas, mas sim sobre encantar os outros. Vá contando os detalhes da sua vida profissional aos poucos e escute as ideias e observações dos outros com atenção e faça perguntas sobre a carreira e experiência.

Isso garantirá contatos mais sólidos e com mais chances de indicar você para uma futura vaga.

 

4 – Tenha disciplina: construir uma rede de contatos de qualidade exige dedicação. Além disso, você não pode parar depois de criar conexões no LinkedIn ou fazer amigos em várias empresas. É preciso manter o diálogo e se mostrar presente e interessado.

 

5 – Estude o momento certo: não é aconselhado buscar novos contatos e oportunidades enquanto você ainda não completou um ano na empresa. Isso pode mostrar que você não é um profissional comprometido.

Além disso, você deve evitar incluir concorrentes diretos da sua empresa na sua rede de profissionais, já que pode parecer muito antiético.

 

Gestão de conteúdo: 7co Social

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