Listamos 5 exposições para você aproveitar seu final de semana com divertidos passeios. Confira:
– Exposição Castelo Rá-Tim-Bum
O megassucesso da exposição do clássico da TV brasileira chegou ao Museu da Imagem e do Som.
Figurinos, objetos usados na gravação, histórias de atores e pessoas que trabalharam no programa são apenas alguns exemplos do que é possível ver na mostra.
A compra antecipada de ingressos pode ser realizada pela internet. O MIS disponibiliza lotes de ingressos e informações em sua página oficial no Facebook. [http://on.fb.me/1qcX6ls]
Se a série fez parte da sua infância, não tem como ficar de fora.
Onde: MIS – Av. Europa, 158 – Pinheiros – São Paulo, 01449-000
Contato: (11) 2117-4777
Quando: de 16 de julho a 12 de outubro de 2014
Preço: R$10
– 31ª Bienal de São Paulo
Criada em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo está localizada no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, em um pavilhão emblemático da arquitetura modernista brasileira, projetado por Oscar Niemeyer. É uma das mais influentes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea e seu impacto no desenvolvimento das artes visuais brasileiras é notadamente reconhecido.
Desde a sua primeira edição, em 1951, foram produzidas trinta Bienais, com a participação de aproximadamente 160 países, 67 mil obras, 14 mil artistas e 8 milhões de visitantes. As duas últimas Bienais atraíram mais de 500 mil visitantes em cada edição, além do público registrado nas itinerâncias realizadas em diversas cidades do país, que na 29ª Bienal foi de 230 mil e na 30ª Bienal de 185 mil visitantes.
Onde: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera – Portão 3 –- São Paulo, Brasil
Visitação: Terça, Quinta, Sexta, Dom e Feriados: 09h – 19h (Entrada até 18h) Quarta, Sábado: 09h – 22h (Entrada até 21h) Fechado às segundas.
Quando: 6 de setembro a 7 de dezembro de 2014
Entrada gratuita
– Leonilson: Truth, Fiction
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta de 9 de agosto a 9 de novembro de 2014, no quarto andar da Estação Pinacoteca, a mostra Leonilson: Truth, Fiction. Com curadoria de Adriano Pedrosa, a exposição reúne mais de 150 obras de José Leonilson (Fortaleza, 1957- São Paulo, 1993), entre pinturas, desenhos, bordados, objetos e uma instalação. A seleção concentra-se na produção “madura” do artista, com trabalhos realizados a partir de 1987, e inclui a última peça concebida por Leonilson: a instalação montada na Capela do Morumbi em 1993.
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 2 – São Paulo, SP
Estação Luz do Metrô
Contato: 55 (11) 3324-1000
Quando: de 9 de agosto a 9 de novembro
Preço: R$ 6 e entrada gratuita aos sábados
– Ciclo
Há mais de cem anos, o artista francês Marcel Duchamp revolucionava o conceito de arte ao deslocar objetos do cotidiano para o contexto de uma exposição, os chamados ready-mades. Ciclo proporciona um novo olhar sobre objetos comuns e a maneira como são utilizados pelos artistas contemporâneos, modificando a experiência do cotidiano. Integram a exposição trabalhos de Daniel Canogar, Daniel Rozin, Daniel Senise, Douglas Coupland, Joana Vasconcelos, Julia Castanho, Lorenzo Durantini, Michael Sailstorfer, Pedro Reyes, Petah Coyne, Ryan Gander, Song Dong, Tara Donovan e Tayeba Begum Lipi.
Curadoria: Marcello Dantas
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Contato: (11) 3113-3651/3652
Quando: 23 de agosto a 27 de outubro
Entrada gratuita
– Pablo Atchugarry – A Viagem pela Matéria
Organizar uma exposição do uruguaio Pablo Atchugarry, que fez 60 anos no dia 23 de agosto, não é uma tarefa simples. O artista esculpe blocos de mármore que chegam a pesar 48 toneladas para transformá-los em peças de aparência leve, que lembram folhas de papel. Para trazer as 56 obras que compõem A Viagem pela Matéria, em cartaz no MuBE, foram necessários quatro caminhões, que viajaram por dois dias de Punta del Este até São Paulo, e um guindaste para mover os itens de até 3 metros de altura. A operação foi realizada durante a madrugada.
“É a mostra mais ambiciosa já montada”, diz Piero Atchugarry, filho de Pablo. O esforço valeu a pena: não faltam trabalhos que impressionam tanto pela cor do material escolhido — pedras brancas, rosa e cinza, além de bronze e ferro tingidos — quanto pelas linhas verticais que criam a sensação de que as esculturas brotam do solo. Um exemplo é Life (2014), feita de mármore de Carrara.
Ao contrário do que ocorre com a maioria das exposições, aqui está permitido tocar nas obras. “Assim o público experimenta a relação que meu pai tem com o material”, avalia Piero. Também é possível ver em um vídeo como Pablo rascunha os blocos para depois dar-lhes forma, com a ajuda de uma picareta e brilho, com um polidor. Dentro de uma vitrine estão expostas algumas das ferramentas que utiliza em seu ateliê. Para completar, telas produzidas na década de 70 revelam como ele já buscava os traços atuais com pincel e tinta. De 25/7/2014. Até 21/9/2014.
Onde: Mube – Museu Brasileira da Escultura – Avenida Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo, SP
Contato: (11) 2594-2601
Visitação: Terça a domingo e feriados, 10h às 19h.
Quando: até 21 de setembro
Entrada gratuita
Agora é só escolher e se divertir com amigos e a família!