5 vilões da alimentação que você não conhece

Dicas, Sem categoria

Nós todos sabemos que alguns alimentos são mais elevados em conteúdo calórico do que outros. Muitas vezes, procuramos esses itens de maior valor calórico dos alimentos, a fim de obter uma explosão de energia. Mas você sabia que alguns alimentos (apesar de ter uma alta contagem de calorias) podem na verdade drenar a sua energia?

Comida saudável

O que é pior: você pode consumir alguns desses alimentos que drenam a energia, pensando que você está recebendo um impulso energético, quando na realidade você está recebendo exatamente o oposto. Vamos começar com um dos maiores, mais culpados na enganação: bebidas energéticas.

Bebidas energéticas podem lhe dar um impulso temporário de energia, mas, logo que o zumbido de energia/cafeína se esgota, você se sente mais exausto do que nunca!  A adultos privados de sono foram dadas bebidas energéticas com açúcar e foi pedido que realizassem alguns testes monótonos.

Outro grupo recebeu uma bebida com sabor idêntico, com apenas a cafeína. Depois de meia hora, o resultado foi o mesmo. Mas depois de 50 minutos, os adultos que tomaram a bebida  energética açucarada estava decaindo muito.

Veja os 5 vilões da alimentação que você pode não conhecer:

  • Alimentos açucarados no café da manhã: pães doces, biscoito, etc.

Açúcar e farinha branca são grandes sugadores de energia. É lamentável que tantas pessoas comecem o dia com um café da manhã rico em açúcar (aqueles que ao menos comem algo no café).  Basicamente, quando você consome uma grande quantidade de açúcar, os carboidratos se acostumam rapidamente, a taxa de açúcar no sangue sobe, e então seu cérebro para de produzir a orexina, que é o que faz você se sentir alerta.

  • Frituras e alimentos gordurosos

As refeições que são ricas em gordura, como as frituras, não fazem bem às suas funções cerebrais. Estudos têm demonstrado que os alimentos que tem  alto teor de gordura podem causar fadiga a curto prazo e diminuição da performance cognitiva a longo prazo. Isso é, especialmente verdade para as refeições que são ricas em gordura e pobres em carboidratos, assim como uma dieta que é alta em ambos, as gorduras saturadas e os carboidratos refinados.

  • Vinho Tinto e Álcool

Há uma razão para que um copo de vinho antes de dormir tem sido muitas vezes recomendado para adultos que têm problemas com o sono (o álcool é um forte depressor de energia, que muitas vezes pode resultar em sonolência). No entanto, os efeitos do álcool sobre a fadiga vão além de sua ação depressora. O “Huffington Post” resumiu um estudo novo sobre álcool e sono, onde descobriram que o álcool pode fazer seus padrões de sono darem errado e causar cansaço contínuo. Algumas bebidas podem fazer com que você gaste mais tempo nos estágios de “ondas lentas” ou sono “profundo”, e menos tempo nos estágios que são necessários para melhorar a sua memória e o estado de alerta no dia seguinte.

  • Comidas pobres em ferro

A anemia (ou baixos níveis de ferro no sangue) é a principal culpada de fadiga, em especial para as mulheres. Embora haja um número de causas da anemia, que vão desde a menstruação até as doenças de medula óssea, a carência de alimentos ricos em ferro na dieta é um motivo extremamente comum para a fadiga. Então, ao invés de comer vegetais como cenoura, couve-flor e aipo, que são pobres em ferro, tente folhas verdes escuras como couve e espinafre, ou alcachofras, que são ricas em ferro. Em vez de um prato de arroz, tente  lentilhas ou grão de bico. Finalmente, considere ocasionalmente comutação de baixa de ferro proteínas como frango e peixe por carne vermelha.

Gestão de conteúdo: 7CoSocial

Pesquisar

Categorias

Posts recentes