Segunda pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 22% dos brasileiros que usam ônibus diariamente demoram mais de 2 horas no trajeto. Essa demora compromete a qualidade do trabalho dos profissionais, a concentração de estudantes e poderia ser reduzida com a implantação de mais veículos de fretamento.
O estudo, que ouviu 2.002 pessoas em 142 cidades em 2014, revelou também que 36% dos brasileiros avaliam o transporte público como ruim ou péssimo. O problema, além de afetar a produtividade dos trabalhadores, também reduz a competitividade da indústria brasileira.
Como o fretamento pode ser uma solução
Os números acima confirmas que é preciso buscar uma alternativa ao transporte público convencional. Usar carros próprios também não é indicado – já que além de aumentar a quantidade de veículos na rua irá gerar ainda mais poluição nas grandes cidades. Com empresas especializadas em fretamento, os problemas com ônibus fretados estacionando de forma irregular e prejudicial ao trânsito são minimizados – devido ao intenso treinamento dos motoristas.
Outra vantagem do ônibus fretado é o fato dele oferecer mais conforto que um carro particular. Como todos os passageiros vão sentados, com cinto de segurança – além de não precisarem dirigir e ainda contarem com ar-condicionado e internet Wi-Fi em alguns veículos – a qualidade de vida promovida é muito superior.
Bom para o meio ambiente
Pensando na diferença entre ônibus de fretamento (que transporta entre 40 a 50 passageiros) e um veículo comum, pode-se ver o quanto a solução também é vantajosa para o meio ambiente. Isso porque ele é capaz de substituir 40 carros e ocupar muito menos espaço nas vias.
Algumas empresas de fretados também disponibilizam a opção de neutralizar o carbono emitido por seus veículos. Isso ocorre a partir de políticas de replantio de árvores nativas, cuidado com fauna ameaçada em extinção e manutenção de áreas de preservação ambiental.
Gestão de Conteúdo: 7co Social