Via pode receber 10 mil pessoas por hora com corredor de ônibus. Sem corredor, número no mesmo local seria de somente 1 mil a 3 mil pessoas transportadas
Uma crítica, feita sem conhecimento ou mesmo por defensores extremos do transporte individual, é que as faixas e os corredores de ônibus sempre se encontram vazios, com intervalos entre um veículo de transporte coletivo e outro.
Apesar de algumas linhas poderem contar com mais ônibus e terem tempo de espera diminuído, se a faixa e o corredor de ônibus aparentam ser vazios é porque mostram eficiência.
Isso porque a capacidade de transporte por parte de ônibus é muito superior ao do carro: 80 pessoas contra 02 do carro, em média. O ônibus poupa espaço urbano e não são necessárias ocupações de longos trechos de vias para atender bastante gente, sem superlotação por veículo.
O importante assim, ao ver uma faixa ou um corredor aparentemente vazios, não é pensar no número de veículos, mas no número de pessoas atendidas. Afinal, as cidades precisam ser feitas para o ser humano e não para as máquinas automotivas. E outro ponto, corredor com excesso de ônibus causa congestionamento no transporte coletivo e perde sua principal função que é oferecer velocidade aos veículos de massa sobre pneus.
O especialista em transportes Horácio Figueira diz que, diante do trânsito que só piora em São Paulo e do longo tempo e das impossibilidades técnicas e financeiras para expandir o metrô, o ônibus é a solução de mobilidade mais apropriada para cidades como São Paulo.
E ele mostra números bem claros da eficiência de uma via sem faixas, com faixas e com corredores de ônibus. Os números deixam evidente que ônibus substitui carros, sendo uma maneira inteligente de usar o espaço urbano e com menos agressão ao meio ambiente, afinal, menos carros nas ruas, menos escapamentos mandando poluentes para a população:
– Faixa por onde só passam carros: 1 mil pessoas atendidas por hora. 3 mil pessoas em vias com três faixas.
– Via de três faixas: Se for separada uma das três faixas para o ônibus, pelo local o número de pessoas atendidas passa de 3 mil para 6 mil por hora, ou seja, uma faixa só para o ônibus, dobra a capacidade de atendimento da via.
– Corredor à esquerda com ponto de ultrapassagem no trecho na via de três faixas: 10 mil pessoas atendidas por hora.
Mesmo com as soluções já conhecidas e de fácil implantação, a frota de carros em São Paulo tem crescido, o que ainda é ponto de preocupação para todos os cidadãos.
De acordo com o DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, entre janeiro e julho deste ano, a cidade de São Paulo recebeu 70 mil 162 veículos, número de emplacamentos 15% superior ao do mesmo período do ano passado.
Em julho, a frota de automóveis na cidade de São Paulo chegou a 5,4 milhões de veículos.
Este número mostra a ineficiência do transporte individual. Destes 5,4 milhões de automóveis, 15 mil são ônibus e micro-ônibus municipais que transportam cerca da metade das pessoas na cidade.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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