As montadoras de ônibus e caminhões no Brasil só podem fabricar desde janeiro de 2012 e comercializar desde março do mesmo ano veículos que seguem as exigências da Sétima Fase do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
O Proconve P 7 se baseia nas normas internacionais Euro 5. A Europa está entrando na fase Euro 6.
Os ônibus e caminhões brasileiros que seguem os parâmetros Euro 5 (que às vezes aparece escrito como Euro V) podem reduzir em até 63% a emissão de Óxidos de Nitrogênio NOx e em até 80% a emissão de materiais particulados, na comparação com a tecnologia que era adotada até 2011, a Euro 3.
A fase Euro 4 foi “pulada” depois da pressão de frotistas de ônibus e caminhões, que relutaram em comprar os veículos novos menos poluentes, pelo custo de aquisição maior. A resistência provocou uma queda na venda de veículos a diesel pesados em 2012. Em 2013, o mercado se recupera e tem boas perspectivas.
Os ônibus e caminhões Euro 5 não podem ser abastecidos com qualquer tipo de diesel.
São necessários o Diesel S-50 ou o Diesel S -10. O S-50 tem 50 partículas por milhão de enxofre e o S-10 tem 10 partículas por milhão enxofre.
Apesar de ainda ser novo no País e não encontrado em todos os postos e distribuidoras, a expectativa da Petrobrás é que o diesel S-10 seja logo substituído pelo diesel S-50.
Mas quais são as principais diferenças entre estes combustíveis, além da quantidade de enxofre?
O Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus consultou a Petrobrás, sites especializados e publicações do setor e traz alguns dos principais pontos que podem ajudar na escolha do melhor combustível para cada aplicação e para o bem estar de passageiros, trabalhadores e de quem vive nas áreas por onde trafegam os ônibus e caminhões.
Nível de poluição:
Por possuir menos partículas de enxofre, substância prejudicial ao ar e à saúde humana e de animais, o diesel S – 10 é menos poluente que o S-50, principalmente em relação à emissão de materiais particulados.
Durabilidade do motor:
A Petrobrás garante que o S-10 aumenta a durabilidade do motor do ônibus ou do caminhão. Isso justamente pelo fato de ele ter menor quantidade de enxofre. O S-10 emite menos material particulado que em contato com o calor do sistema e a umidade aumenta o risco de corrosão de peças e de boa parte do motor. Assim, quanto menos enxofre, menor é o risco de corrosão.
Desempenho:
A petrolífera afirma também que o desempenho do motor do ônibus ou do caminhão é melhor com o diesel S-10. Isso se deve ao fato de este tipo de diesel passar por um refino diferenciado, aumentando o indicador de cetano.
Quanto maior o nível de cetano melhor a qualidade de ignição, otimizando a queima de combustível e a partida a frio, reduzindo a emissão de fumaça branca e aumentando a vida útil dos óleos lubrificantes.
Para se ter uma ideia, o nível de cetano do óleo diesel S-500 e S-1800 é de até 42. O óleo diesel S-50 tem cetano de 46 e o nível de cetano do diesel S-10 é de 48.
O diesel S-10, por ter um refino mais apurado, tem algumas características comparadas a grosso modo aos solventes. O óleo diesel S-10 tem uma quantidade maior de hidrogênio, o que confere esta característica.
Segundo a própria Petrobrás, “Mal comparado, é como se o diesel S-10 fosse mais próximo de um querosene, e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional”.
A vantagem é que o tanque e o sistema de combustível do ônibus e caminhão acumulam menos sedimentos que prejudicam o desempenho e diminuem a vida útil do motor, além de não contaminarem os lubrificantes. Tanto para o Diesel S-10 como para o Diesel S-50 são necessárias algumas precauções:
- – Os postos ou pontos dentro das garagens devem ter filtros adequados que conseguem filtrar o diesel no momento do abastecimento;
- – Os tanques do ônibus ou do caminhão devem estar totalmente cheios quando os veículos ficarem por longo tempo parados (acima de uma semana);
- – O veículo não pode ficar completamente parado por mais de 15 dias.
Colaboração:
A coloração do Diesel S-10 é muito semelhante a do Diesel S-50: transparente ou um pouco amarelado. O Diesel S-500 é avermelhado e o S-1800 tem tonalidade amarelo escuro, laranja, quase marrom.
Preço:
A Pretrobrás acredita que com o ganho de distribuição e demanda, o diesel S-10 venha se tornar mais barato proporcionalmente que hoje.
Atualmente o litro de Diesel S-10 está em média a R$2,437 e do S-50 a R$2,292 nos postos. Empresários de ônibus e de caminhões que compram diretamente de distribuidoras de combustíveis podem conseguir valores menores.
A autonomia depende de vários fatores, como modelo, potência, torque, peso do veículo e aplicação tanto do ônibus como do caminhão.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes