A Psicologia Positiva começou a se destacar na década de 90, nos Estados Unidos, e trabalha os pacientes dentro de um viés diferente da psicologia tradicional. Ao invés de analisar os aspectos negativos e traumatizantes e como eles influenciaram nas experiências ruins dos pacientes, a Psicologia Positiva trabalha para entender e promover os comportamentos pessoais motivadores.
Por exemplo, quando levantamos de manhã com mau humor, as chances de que nosso trabalho não renda o esperado são muito grandes, isso porque não estamos motivados o suficiente. Utilizando a Psicologia Positiva entendemos quais as atividades e experiências que nos motivam, nos fazem felizes e, consequentemente, nos tornam pessoas mais produtivas e realizadas pessoal e profissionalmente.
Utilizar algumas técnicas da Psicologia Positiva pode justamente estimular o foco nas emoções, qualidades e comportamentos positivos, trazendo maior assertividade, controle emocional e foco – habilidades extremamente importantes no mundo profissional.
As disciplinas promovem ainda a desconstrução de barreiras mentais, o aumento das perspectivas e da positividade, além de promover o autoconhecimento.
A dinâmica é simples: quem é mais positivo é mais produtivo, mais agradável e agrega valor social às organizações. Também constrói laços profissionais e pessoais, além de promover a confiança dentro do grupo de trabalho.
E você, vê o copo meio cheio ou meio vazio?
Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching
Gestão de conteúdo: 7CoSocial
Leia mais:
– A união benéfica dos estilos diferentes
– Dicas para economizar dinheiro