Através da iniciativa GreenFarm CO2 Free, a Ipojucatur ajuda a preservar uma área verde de 46.540,66 m² dentro do empreendimento, que está localizado ao lado do Parque Nacional da Ilha Grande, no Paraná. Esta área preservada fica dentro da zona de amortecimento do Parque, com extrema relevância ecológica.
O espaço de preservação, além de ser habitat de muitos animais silvestres em risco de extinção como o cervo-do-pantanal e a onça pintada, presta diversos outros serviços ecossistêmicos como sequestro de carbono, filtragem e retirada de poluentes da água e manutenção de paisagens com beleza cênica rara e inspiradora.
Conheça as principais atividades promovidas na GreenFarm:
Sob supervisão da Green Farm, a Ipojucatur levanta a quantidade de suas emissões de gases causadores do efeito estufa (CO2), para que a poluição seja reduzida e neutralizada, por meio de elaboração de inventário de emissões para futura neutralização através do empreendimento “Greenfarm CO2Free”.
A Ipojucatur contribui para o funcionamento de um viveiro com capacidade de 300.000 mudas de espécies nativas e frutíferas, e produção anual é de 1.600.000 mudas. Esse espaço facilita a recomposição das reservas legais das fazendas da região, que conforme levantamento publicado estão com apenas 1% dos 20% de reserva legal exigidos por lei.
Além disso, parte das mudas produzidas será disponibilizada para as famílias de assentados pelo INCRA na região (cerca de 3.500 famílias), com acompanhamento sócio-educativo.
Contribuímos com a manutenção de um Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres que visa a recepção, tratamento e a soltura de diversos animais silvestres.
A área conta com:
– Viveiro central destinado ao aprendizado de vôo de filhotes nascidos em cativeiro e criadouro e reabilitação de aves adultas (vítimas do tráfico de animais).
– Dois prédios principais com 21 divisões, utilizadas para a criação de reprodução de espécies em risco de extinção e para a manutenção de espécies impossibilitadas de serem reintroduzidas na natureza. Entre elas a onça pintada, a onça parda, a jaguatirica, macacos, paca e aves, como mutum de penacho, gaviões, araras e papagaios, que serão reintegrados na natureza.
– 5.000m² de área de habitat para jacarés, com reservatório natural de água, faixa de areia e vegetação próprios para criação, recriação e reintrodução na natureza dos animais adultos.
– Área de bosque isolada e especialmente escolhida para reprodução de harpias (a maior espécie de ave de rapina das Américas), ameaçada de extinção.
– Laboratório e ambulatório equipados para análises e pequenas intervenções.
A partir da GreenFarm, a Ipojucatur também contribui para um programa voltado para o aumento de peixes nos rios Paraná e Amambai, com utilização de matrizes nativas da bacia do Paraná (Pacu e Piauvuçú).
A capacidade anual de criação e soltura do projeto é de 1.200.000 peixes, com índice de sobrevivência altíssimo, devido ao tamanho dos peixes soltos e especialmente dos cuidados com o bombeamento e troca das águas.
Viagem amiga do meio ambiente
Quando sua empresa escolha a Ipojucatur para opção de fretamento contínuo, ou que você decide usar a companhia para seu fretamento individual ou viagem, também está colaborando com esse projeto completo de manutenção da vida selvagem e nativa do Brasil.
Além disso, é possível optar por neutralizar a emissão de carbono de sua viagem, especificamente. Assim você torna-se membro ativo nessa campanha de proteção ao meio ambiente.