Que os transportes por fretamento podem ajudar e muito na mobilidade urbana, especialistas do setor, jornalistas que cobrem a área, profissionais e gestores públicos sabem.
Os ônibus e vans de fretamento, além de ser um transporte coletivo, portanto, havendo a necessidade também de inclusão nos planos de cidades e regiões metropolitanas, conseguem captar passageiros que dificilmente deixariam os carros em casa pelo transporte coletivo público.
O conforto dos ônibus de fretamento se assemelha ao oferecido pelos carros com a vantagem de a pessoa não precisar estar atenta e estressada em relação ao trânsito, podendo relaxar ou mesmo adiantar algumas atividades profissionais e acadêmicas no meio do caminho.
Mas será que a população em geral está ciente destas vantagens?
Para sensibilizar os mais diversos públicos sobre a importância do fretamento para mobilidade urbana, a Fresp -Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo lançou uma campanha por meio de charges.
Ao todo são 12 peças assinadas pelo cartunista Rico.
Em nota, a Fresp explica os temas abordados pelos trabalhos.
A série, assinada pelo cartunista Rico, contará com 12 charges com histórias divertidas, que retratarão o cotidiano de quem usa o transporte de forma contínua ou para viagens turísticas, mostrando as diferentes faces do fretamento.
A primeira tira da série retrata uma família saindo de férias embarcando num ônibus de fretamento. A criança pergunta aos pais quando começa a diversão e ao entrar no ônibus equipado com TV, DVD, WiFi e frigobar, o pai responde ao filho que a partir dali ele já pode curtir a viagem.
Outras charges apresentam o fretamento como opção de lazer, descanso e fazem um contraponto com outros tipos de transportes.
Para Regina Rocha, diretora executiva da Fresp, essa é mais uma ferramenta que Federação vai disponibilizar para aproximar empresa e passageiros. “A ideia é que as imagens retratem a maneira benéfica de entender o fretamento. As charges vão mostrar de maneira bem humorada que quem usa este transporte pode contar com segurança, pontualidade e diversão, um número grande de possibilidades que contribuem para a saúde, o bem estar do cidadão e a mobilidade urbana”.
Fonte e Imagem: Blog Ponto de Ônibus