Um bom administrador age como facilitador enquanto se mistura ao ambiente, resolvendo pequenos problemas aqui e ali para obter grandiosos efeitos. Ser um bom administrador significa liderar calmamente e servir de exemplo. É um dos trabalhos mais difíceis do mundo – em parte, pelo fato de você ter de lidar com egos e expectativas –, e também um dos menos reconhecidos. Apesar de tudo, há diversos truques que lhe ajudarão a administrar, com sucesso, toda a sua responsabilidade, de maneira estilosa e cheia de entusiasmo.
Confira:
1- Motivando os colaboradores:
Por que os empregados estão lá? O que os mantêm dentro da sua organização e os impede de fugir para outro lugar? O que faz com que os dias bons sejam bons? O que faz com que eles fiquem na empresa após um péssimo dia ou uma semana ruim? Não assuma que é o dinheiro – a maioria das pessoas não é assim unidimensional.
Lembre-se: nossos valores constituem nosso combustível. Se você administrar respeitando os valores de sua equipe, ela certamente se esforçará ao máximo.
Pergunte aos empregados o que eles acham do trabalho regularmente. Encoraje a honestidade. Em seguida, aja de acordo com o que os funcionários dizerem.
Ofereça vantagens que seus empregados valorizaram. Se a saúde for importante a eles, dê-lhes tempo para visitarem a academia e se exercitarem. Se a família for importante, respeite o momento em que eles precisem levar as crianças à escola ou recolhê-las após o período letivo.
2- Faça com que as pessoas se sintam bem:
O administrador de sucesso é ótimo em identificar os pontos fortes dos funcionários e aplaudi-los de vez em quando. Isso acontece pelo fato de bons administradores saberem que pessoas felizes são produtivas. Tente aplaudir os pontos fortes dos empregados publicamente e em particular.
Numa reunião com seu chefe, por exemplo, mencione algo que um de seus trabalhadores fez bem. Se o trabalhador escutar que você disse algo bom sobre ele, é provável que tal funcionário se sinta apreciado e se esforce mais para fazer jus ao comentário. Esse tipo de elogio não passa desapercebido.
Afirme, em particular, o que os empregados fazem bem. Diga isso a eles quando você tiver um momento. Seja detalhista. Uma conversa em particular, mesmo curta, pode afetar positivamente o moral, resultando em mais autoestima.
3- Elogie:
Diga aos empregados, de vez em quando, o quanto você os aprecia. Apenas saia de sua sala e diga isso. Peça para tomar um café com eles e diga o que lhe agrada neles. Eles são trabalhadores; motivam outras pessoas eficientemente; são fáceis de administrar; são disciplinados; ou, avance mais ainda, dizendo que os funcionários sempre lhe animam, etc.. Não poupe palavras – apenas seja direto. Um empregado que sabe o quanto é apreciado trabalhará mais duro, gostará mais do que faz e passará felicidade psíquica aos outros funcionários.
4- Estabeleça objetivos:
Prometa pouco, aja muito. Essa ideia pode se aplicar a várias áreas diferentes da vida, mas é um grande mantra administrativo. Você quer ser o tipo de pessoaque tem objetivos altamente otimistas que nunca serão concretizados, ou deseja ser o sujeito que tem metas comedidas e que acaba chegando muito mais alto que o esperado? Ainda que isso seja sobre imagem, a imagem é extremamente importante.
Não seja o tipo de pessoa que nunca busca alcançar as estrelas. Ser comedido não significa que você deva ter uma mentalidade conservadora demais, sem estabelecer metas grandiosas. Um administrador que nunca eleva seu próprio nível pode parecer alguém sem muita ambição. O jogador conservador de pôquer sabe que precisa apostar tudo de vez em quando.
5- Delegue responsabilidades:
– Você é um administrador por ser bom no que faz, mas isso não significa que seja necessário agir sozinho o tempo todo. Seu trabalho como administrador é ensinar aos outros a trabalhar bem.
Comece com pouco. Dê tarefas que, se feitas incorretamente, possam ser consertadas. Aproveite a oportunidade para ensinar e dar poder aos empregados. Em seguida, gradualmente lhes dê tarefas com responsabilidades maiores para compreender os pontos fortes e fracos deles.
Aprenda a antecipar quaisquer problemas que possam surgir para poder abordá-los apropriadamente antes dos mesmos acontecerem.
Dê tarefas que melhorarão seus empregados. Enquanto seus trabalhadores começarem a ter maiores responsabilidades e demonstrarem suas capacidades, dê-lhes tarefas que expandirão suas habilidades e os ajudarão a dominar melhor o serviço. Você não apenas está descobrindo o tamanho do fardo que os empregados podem suportar, como também os está tornando mais valiosos para a empresa.
Assuma a responsabilidade pelos erros de seus empregados. Quando um de seus subordinados cometer um erro, não os julgue: assuma a responsabilidade pelo problema, mesmo que ela não seja, tecnicamente, sua. O que você está fazendo aqui é criar uma cultura onde os funcionários se sintam confortáveis com seus erros.
Não tome os créditos das conquistas dos empregados. Permita que eles ganhem crédito pelas próprias conquistas. Isso os motiva a continuarem perseguindo o sucesso. O administrador excelente é como um condutor. Ele orquestra a música para que cada elemento soe o melhor possível, ressoando com o grupo como um todo. Um ótimo condutor liderará pelo exemplo, misturando-se ao ambiente.
O que aconteceria se você fosse o tipo de administrador que “rouba” a ideia de alguém e utiliza-a em benefício próprio? Você envia a mensagem dizendo que se importa apenas consigo e que é nojento o suficiente para sacrificar alguém para alcançar o sucesso. Essa não é bem uma ótima imagem, e certamente não motiva os subordinados a trabalharem com mais ânimo.
Você pode estar pensando – aceitar responsabilidade pelos erros e não receber crédito pelas ações dos funcionários: “aonde isso vai me fazer chegar?”. Se você fizer um bom trabalho e ser um administrador eficiente, não se preocupará com os louros. Pessoas reconhecerão seu trabalho. Mais do que isso, elas ficarão impressionadas pelo seu jeito de motivar os funcionários, saberão como ser humildes e ficarão fora de seu caminho. Se você trabalhar duro, alcançará seus objetivos.
Esse é um conceito muito importante:
Fazer isso permite que os empregados inovem e, no final das contas, aprendam ou cresçam. Trabalhadores que aprendem com os erros crescerão e se tornarão funcionários melhores; aqueles que falham em cometer erros normalmente buscam atuar com segurança demais, jamais se aventurando em meio às estrelas.
Reconheça seus próprios erros. Quando as coisas não saírem do jeito esperado, reconheça o que você poderia ter feito de diferente e verbalize essa compreensão aos seus empregados. Isso demonstra a eles que você também erra, e demonstra como cada um deve lidar com os próprios problemas.
Sempre que você fizer algo corretamente após ter cometido um erro no passado, permita que sujeitos próximos reconheçam isso. Por exemplo: “O motivo pelo qual sei pressionar esse botão é aquilo que aconteceu comigo quando entrei na empresa. Eu cometi o erro de pressionar o botão azul, pensando ‘Isso desligará o sistema, o que resolverá a questão’. Descobri – do jeito difícil – que isso piora ainda mais o problema”.
6- Comunicando-se eficientemente:
– Mantenha a porta aberta.Sempre afirme que, se alguém tiver alguma pergunta ou preocupação, você está pronto e disposto a escutar. Manter um canal de comunicação aberto fará com que você escute sobre problemas rapidamente, podendo consertá-los assim que possível.
Não seja um daqueles administradores que, involuntariamente, faz com que o empregado sinta que está causando incômodo quando uma pergunta é feita ou quando preocupações são demonstradas. Em vez de ver isso como outra crise para controlar, enxergue tal elemento como uma oportunidade para demonstrar ao empregado o quanto você quer que essa empresa seja um lugar satisfatório para todos.
Jamais minimize ou deixe de lado as preocupações de seus empregados, e sempre busque responder completamente as questões deles.
– Interesse-se pelos empregados. Não permita que suas interações com os empregados se limitem apenas à esfera profissional. Pergunte sobre o bem-estar deles. Converse sobre assuntos pessoais e estabeleça um laço afetivo que supera o ambiente de trabalho.
Estar atento às vidas dos empregados pode alertá-lo, potencialmente, aos momentos em que determinadas pessoas precisem de consideração adicional. Por exemplo, talvez algum funcionário precise de uma folga repentina para participar do funeral de um membro da família. Se você puder compreender a vida pessoal dos trabalhadores e seus momentos ruins, os funcionários se sentirão bem e lhe recompensarão com lealdade.
Conheça seus limites. Não exagere perguntando coisas pessoas demais aos funcionários, como religião, política ou relacionamentos pessoais. Você pode ter uma conversa amigável sem ser muito invasivo.
– Tenha um bom relacionamento com a equipe: Se você for bom com seus trabalhadores e eles permanecerem felizes com seus empregos, sua gentileza será transmitida aos clientes e melhorarão muito a imagem da empresa. Ou, eles farão o mesmo pelos próprios empregados, mantendo uma cultura corporativa positiva.
Fonte: WikiHow
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