Segundo a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o serviço de fretamento pode ser definido como um meio de transporte sem cobrança no momento da viagem, e é destinado para um determinado grupo de pessoas mediante um contrato.
Além de não permitir a locomoção de passageiros em pé e usar veículos rodoviários ele pode ser realizado nas modalidades Contínuo (empresarial ou individual), Eventual, Receptivo ou para Turismo.
Por isso, antes de contratar o serviço de fretamento para sua empresa e garantir o transporte de seus funcionários, é preciso verificar se a empresa de fretados está regularizada e respeita todos os termos legais.
Como funciona o serviço de Fretamento Contínuo
Ainda de acordo com a ARTESP, Fretamento Contínuo é o serviço de transporte de passageiros prestado por pessoa jurídica, mediante contrato por escrito, para um determinado número de viagens – o período de um ano, por exemplo.
Os passageiros dessa modalidade devem possuir vínculo específico com a contratante, como é a ligação entre os colaboradores a sua empresa.
Quais empresas são beneficiadas
Empresas com um grande número de funcionários, ou cujos colaboradores gastam muitas horas ou realizam várias baldeações para chegar ao trabalho, são as que mais ganham com o serviço de fretamento.
Entretanto, mesmo uma empresa com um número menor de funcionários ou que utilizem apenas um transporte público podem adquirir o serviço. Usar o ônibus fretado trará mais qualidade de vida para os profissionais e é um grande diferencial para contratar ou reter talentos.
Para identificar se é a necessidade do seu negócio, é preciso fazer o levantamento do número de profissionais que desejam e poderão usufruir do ônibus fretado. Traçar as principais rotas que deverão ser percorridas antes de contratar o serviço também é importante.
Principais motivos para contratar o serviço
- – Segurança dos funcionários: o ônibus fretado é muito mais seguro que o transporte público e evita acidentes por cansaço ou desatenção – já que é conduzido por motorista profissional.
- – Funcionários mais pontuais: como o ônibus fretado tem horas para chegar e sair da empresa, os colaboradores tornam-se mais pontuais e o absenteísmo é reduzido.
- – Produtividade e motivação: o aumento na qualidade de vida causado pelo fretamento fará os funcionários se sentirem mais dispostos.
- – Mais interação: como os colaboradores poderão usar o ônibus fretado para conversar, trocar opiniões sobre livros, músicas e passeios, o relacionamento no ambiente de trabalho também será positivamente atingido.
Gestão de conteúdo: 7co Social