Que São Paulo é repleta de opções culturais todo mundo sabe. O que nem todos estão a par, inclusive alguns paulistanos, é a grandeza do acervo e a qualidade dos museus da capital, que vão desde arte moderna e contemporânea a objetos curiosos.
CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL
O Catavento foi o espaço cultural mais visitado em 2013 e abriga o acervo do Museu de Tecnologia, com 36 objetos de pequeno e grande porte, como o avião DC-3, utilizado na Segunda Guerra Mundial. Os 4 mil m² estão divididos em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada um dos ambientes, o visitante tem a possibilidade de interagir com o tema, seja com jogos eletrônicos, filmes em 3D ou exposições.
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Considerada o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.
MUSEU DE ARTE MODERNA – MAM
Localizado no Parque do Ibirapuera, o MAM possui cerca de cinco mil obras de pintores como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Pablo Picasso. O museu conta com galerias, ateliês, biblioteca, auditório e até uma loja, onde é possível adquirir réplicas das peças do local.
MUSEU DO FUTEBOL
O Estádio do Pacaembu abriga o museu que conta a história do esporte mais amado pelos brasileiros. Quem visita o local pode conferir curiosidades sobre o futebol, narradores e até treinar um chute virtual. É um dos museus mais tecnológicos da cidade, além de muito interativo.
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Inaugurado em 2006 na Estação da Luz, o museu permite que seus visitantes façam uma viagem pelo mundo das palavras. Entre as atrações, uma linha do tempo onde é possível conhecer a origem da língua, um jogo que estimula a criação de palavras e um mapa onde é possível ver e ouvir depoimentos de moradores de todas as regiões do Brasil.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Projetado por Oscar Niemeyer, o antigo prédio do Detran agora abriga o MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP e fica localizado dentro do Parque Ibirapura, um dos maiores da capital paulistana. Ele abriga diferentes eventos e exposições de São Paulo, sendo um dos principais pólos artísticos da cidade.
MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
O famoso MIS tem ganhado grande destaque na crítica e na mídia por suas exposições bem elaboradas. Com a filosofia de registrar e preservar a imagem e o som do passado e do presente para um levantamento de um painel da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais, conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada, agradando a todos os gostos.
MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO – MASP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo conta com nomes como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes temáticas extremamente interessantes. Mas, além das obras, sua arquitetura também é um grande atrativo. Projetado pela italiana Lina Bo Bardi, é símbolo da capital paulista e o vão livre do prédio tem mais de 70m de comprimento – um dos maiores do mundo.
MUBE – MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA
Grande parte do museu é aberto, destinado a exposições permanentes de diversas esculturas. No subsolo, são realizadas exposições temporários que não ficam restritas à escultura, abrangendo uma diversidade astística
Fonte: Guia da Semana
Imagem: Bigstock by Giancarlo Liguori