Nos dias atuais, foco e produtividade são essenciais para o trabalho e realização de nossas tarefas diárias. Porém, muitas vezes, entramos em um modo automático de exercer estas atividades e esquecemos um ingrediente fundamental para obter um bom trabalho: a criatividade.
O neurocientista americano Andrew Smart, de 39 anos, pesquisador da Universidade de Nova York, estuda o cérebro quando ele está no “piloto automático”. Segundo os estudos de Smart, o período ocioso pode ajudar a diminuir os estímulos e atividades mentais e fazer o cérebro ficar mais ativo.
Ou seja, não se permitir um descanso em longo prazo pode ser prejudicial. “Se você quer ser multitarefa, destruirá sua habilidade de manter o foco. Ainda assim, estamos convencidos de que nosso cérebro deve ser domado e induzido à produtividade. Eu discordo. Acho que cada um deve aprender a compreender o próprio ritmo”, afirma o pesquisador.
Achar o próprio ritmo pode ser a verdadeira inspiração para a criatividade entrar. Andrew acredita que os seres humanos são naturalmente criativos e inovadores. Mas acabamos não tirando algumas horas do dia para deixar a criatividade fluir em nossas vidas.
E onde entra o serviço de fretamento nessa história? Nós te falamos. Com o a viagem no fretado você pode disfrutar de momentos de ida e volta do trabalho para realizar o que lhe deixa à vontade. Seja uma leitura, escutar músicas, refletir sobre questões pessoais, olhar a paisagem. Você terá momentos mais confortáveis e estará mais disposto para ser produtivo e criativo em sua vida profissional e pessoal.
Para ler:
– O direito à preguiça – Paul Lafargue
– O ócio criativo – Domenico de Mais
– Autopilot: The art and Science of doing nothing – Andrew Smart
Fonte de pesquisa: Revista Vida Simples
Gestão de conteúdo: 7CoSocial