Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

Data Comemorativa

A dependência química (drogas lícitas ou ilícitas) é caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. O uso abusivo de drogas perpassa as diversas classes sociais, faixas etárias, gênero, cor, constituindo-se em um problema de saúde pública em escala internacional.

O objetivo da data é dar evidência à problemática das drogas, a partir do alerta e conscientização da população sobre os malefícios decorrentes do uso indevido dessas substâncias (que afetam tanto o indivíduo como a sociedade), destacando a importância da prevenção e do tratamento.

Estudos realizados têm constatado que o consumo de drogas vem aumentando no Brasil e no mundo. O Relatório Mundial sobre Drogas de 2020, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revelou que cerca de 269 milhões de pessoas no mundo usaram drogas só no ano de 2018, verificando-se um aumento de 30% em comparação com 2009.

O número de mortes vinculadas ao consumo de drogas também cresceu. Segundo estimativas da ONU, os óbitos subiram de 450 mil, em 2015, para 585 mil, em 2017.

No Brasil, estudos mostram que o aumento do consumo de álcool, entre outras drogas, tem se agravado no contexto da pandemia do COVID-19. Pesquisa realizada nesse período pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em conjunto com outras instituições, verificou que, dos 3.633 participantes, 30% relataram aumento no consumo de álcool e outras substâncias.

O tratamento pode ser realizado na rede pública de saúde através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Pronto Atendimento em Saúde Mental – PASM.
Entre em contato: 📞 (11) 3217-6000

Pesquisar

Categorias

Posts recentes