Você dorme bem durante a noite? Estudos comprovam que quem dorme mal acorda cansado, tem sonolência durante o dia, dificuldade de concentração, fica ansioso, irritado e tem mais propensão ao estresse, à depressão e piora o desempenho no trabalho. Tudo isso pode afetar, e muito, a vida profissional. Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada.
O especialista em medicina do sono Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz, conta que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.
“O estresse no trabalho também pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso de álcool e drogas, além de desencorajar hábitos saudáveis, como atividade física e a alimentação equilibrada”, alerta Daniel.
O executivo Juarez Frizzo constatou na prática as conseqüências das noites mal dormidas. “Não conseguia trabalhar por causa do cansaço e do sono”, conta o executivo, que sofreu com os distúrbios por dois anos. Juarez passou por situações constrangedoras por causa do sono, dormindo durante o trabalho e não conseguindo se concentrar. Mas foi quando sofreu um acidente de carro por dormir ao volante que percebeu a gravidade do problema. Foi então que ele procurou tratamento e constatou que tinha a apnéia do sono. “Com o uso do aparelho intra-oral voltei a ter uma vida normal, dormindo bem e acordando descansado”, relata.
Sente-se irritado, ansioso, estressado ou desatento? Cuidado! Pode ser a falta de uma boa noite de sono e consequentemente um péssimo dia no trabalho. Em casos mais graves pode encontrar-se uma doença do sono, para esse caso, procura ajuda médica.
Tem algo a acrescentar nessa matéria? Comente!
Gestão de conteúdo: 7CoSocial