Você sente uma constante e terrível dor nos ombros ? É sinal de que a ansiedade e o nervosismo pegaram você de jeito. Livrar-se desta dor é mais fácil do que parece. A professora de Educação Física da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Aline Nogueira Haas, ensina exercícios leves que ajudam no relaxamento do corpo e aliviam a dor nos ombros. O mais legal é que eles podem ser feitos em casa. Confira os exercícios para relaxar.
Para acalmar e evitar pesadelos, a dica é fazer um exercício de relaxamento:
- Sentado na cama, inspire o ar com força até encher o pulmão e solte em seguida, pela boca, também com força. Repita o exercício 5 vezes.
Relaxe através da respiração
Segue um dica de um exercício fácil de ser aplicado. Funciona assim: respire profundamente marcando quatro tempos entre cada ação da respiração. Ou seja, inspire com calma, prestando atenção na respiração. Nesse processo, conte até quatro. Quando estiver com o pulmão cheio, faça a mesma contagem.
Solte o ar lentamente, sempre contando de um a quatro. Fique com o pulmão vazio pelo mesmo tempo e recomece o processo. Gradativamente, vá aumentando a contagem até fazê-la em oito tempos, sempre prestando muita atenção em todo o processo.
A a coordenadora do Laboratório de Orientação Profissional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Dulce Helena Soares, que dá a receita, explica o porquê: “Se a pessoa respira bem, calmamente, a respiração tranqüiliza. Esse processo leva cerca de cinco minutos e pode ser feito em qualquer lugar. Isso é bom para fazer antes do trabalho, ou mesmo uma entrevista de emprego. Faz uma diferença incrível”.
Tenha o costume de fazer auto-relaxamento e alongamento. Os poucos minutos dedicados a este exercício não serão um desperdício.
- Coloque as mãos na cabeça. Pressione-a, levemente e devagar, para baixo, até o queixo encostar-se ao peito
- Com a mão esquerda, empurre a cabeça lateralmente em direção ao ombro esquerdo. Faça o mesmo movimento do lado direito
- Sente em uma cadeira e apóie seus pés em uma outra, de maneira a ficar com as pernas bem esticadas. Entrelace os dedos das mãos e faça um movimento de “espreguiçar”: estique bem o corpo como se quisesse alcançar o teto com as mãos. Repita este exercício de pé, esticando as pernas e se equilibrando com a ponta dos pés.
Gestão de conteúdo: 7CoSocial
Fonte: noticias.universia.com.br