Em junho, é tradição colocar uma roupa xadrez e sair em busca de lugares para comer canjica, tomar um quentão e ouvir música típica. Neste ano, a animada época está com festas marcadas que vão do sertanejo ao forró. Os eventos em clubes, colégios e igrejas, contudo, seguem a receita de sempre: tradicionais barraquinhas, deliciosas comidinhas, muitas brincadeiras e apresentações de grandes nomes da música.
A dupla Victor e Léo e o cantor Thiaguinho são destaques da Festa Junina da Portuguesa. O sertanejo também toma conta do Clube Paineiras do Morumby, no qual João Bosco e Vinícius são responsáveis pelo encerramento da festa. Vale ainda fazer um passeio na Quermesse do Calvário, na Vila Madalena, e levar as crianças para brincar no evento do Museu da Casa Brasileira.
Festa Junina Centro Expandido: As festanças no centro expandido seguem durante todo o mês de junho. Para quem mora na região e quiser curtir os “arraiais” mais bombados, a dica é dar um pulo na Quermesse da Consolação. Na Associação Portuguesa de Desportos, no bairro do Pari, atrações como Maria Cecília e Rodolfo e MC Guimê são destaques da programação, que segue até 6 de julho.
Festa Junina Zona Norte: Durante todo o mês de junho, os moradores da Zona Norte poderão curtir a festa caipira da Paróquia Nossa Senhora da Candelária com brincadeiras, bingo e muitas barracas de comida. No Clube Esperia, a dupla Matheus Minas e Leandro será uma das principais atrações.
Festa Junina Zona Leste: Também tem festa boa na Zona Leste. A da Paróquia São Rafael vai até o dia 29 de junho e mistura a comemoração caipira com pratos da cultura italiana. O arraial da Festa Julina do Clube Atlético Juventus rola durante todo o mês de julho e é dividida em um espaço para shows e outro para comidinhas e artesanatos.
Festa Junina Zona Oeste: Algumas festas agitam os meses de junho e julho na Zona Oeste. Na quermesse da Igreja do Calvário, os participantes podem dançar quadrilha e ouvir música típica a noite toda, além de participar de brincadeiras. Vinho quente, bolinho de bacalhau e outras delícias são vendidas nas barraquinhas.
Fonte: Veja São Paulo
Imagem: Big Stock by IrinaPotter