O transporte individual tem de ser radicalmente diminuído para a mobilidade começar a fluir. É o que demonstram números e argumentos recentemente apresentados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento para Turismo de São Paulo e Região (Transfretur) ao Conselho Municipal de Trânsito de São Paulo. Essa é uma boa notícia para o setor de fretamento, que busca fortalecer parcerias com o poder público e dar fôlego à modalidade na capital paulista.
A atual gestão municipal em São Paulo tem dado ênfase ao transporte público e a modalidades alternativas ao automóvel, como coletivos e bicicletas. Nesse contexto, o transporte fretado surge como serviço menos poluente que veículos particulares e individuais.
Sendo assim, o serviço de fretamento é o mais mais indicado para deslocamentos de grupos, seja de modo contínuo – para ir e vir do trabalho, por exemplo –, seja eventual, como quando da realização de eventos e feiras.
Principais vantagens oferecidas pelo fretamento
Os principais benefícios do fretamento apresentados ao Conselho são os seguintes:
– Melhor uso do espaço público;
– Flexibilidade para atender a demanda de transporte coletivo;
– Oferece segurança e conforto e,
– Pontualidade e qualidade do serviço.
Esses diferenciais estão alinhados às necessidades dos usuários, que utilizam o transporte para ir e vir do trabalho. Os benefícios, nesse contexto, extrapolam a mobilidade urbana e podem ser observados também no interior das empresas: funcionários pontuais, mais motivados e comprometidos com a rotina profissional. Para as empresas, o benefício mais direto é um maior comprometimento com a responsabilidade ambiental.
Esses dados e informações foram expostos aos conselheiros, diretores da SPTrans, representantes da CET, ANTP e ao secretário municipal de transportes Jilmar Tatto.