Ética é o conjunto de princípios e valores morais que fazem parte das atitudes do ser humano na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento no ambiente de trabalho e na vida social.
Muitas vezes a ética é confundida com as leis, mas ela está mais relacionada com o sentimento de justiça social.
No trabalho, a ética é necessária para manter o respeito entre os profissionais e um ambiente mais saudável.
Veja algumas dicas essenciais para aplicar a ética na sua rotina de trabalho:
Em qualquer situação seja honesto, honrado e digno.
Fique longe de fofocas e comentários maldosos, mesmo que estas atitudes façam parte da conduta de um grupo.
Reconheça seus erros, porém sem exageros. Faça tudo para que não aconteça de novo.
A privacidade do colega é inviolável, mexer na mesa, gavetas e documentos alheios é inadmissível.
Críticas e repreensões devem ser feitas primeiro à pessoa a quem se refere e nunca em público e na frente de outros colegas.
Jamais aceite elogios ou recompensas pelo mérito alheio, dê crédito a quem realmente merece.
Viva de acordo com seus princípios e valores, assim a ética estará sempre presente em suas decisões. Essas atitudes serão um ponto positivo para você e sua carreira.
Fonte: edradobrasil.wordpress.com
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