O uso de dispositivos tecnológicos e a adoção de boas práticas para compensar a emissão de carbono, um dos principais poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis, são ações em crescente viabilidade no mundo.
Ainda não usual entre as empresas transportadoras de passageiros e carga no Brasil, já há registro de que as neutralizações de poluentes vêm ganhando mais adeptos.
É o caso da Ipojucatur, transportadora paulista operante no fretamento, que desde 2010 vem inventariando todas as emissões de gás carbônico decorrentes de sua operação, permitindo a sustentabilidade das operações.
Entram neste controle e avaliação, por exemplo, o consumo de óleo diesel e gastos com energia elétrica.
A Ipojucatur é assistida por uma empresa especializada na neutralização de carbono, a Green Farm – que realiza o inventário com base em regras e normas pré-estabelecidas por uma ferramenta de cálculo disponibilizada pelo Programa Brasileiro GHG Protocol.
O processo de responsabilidade ambiental é rigoroso. A Ipojucatur neutraliza 100% das suas emissões de CO2 através de uma área de preservação permanente em que a Green Farm faz todo o serviço de gerenciamento.
Além de mensurar a emissão de poluentes, nós entramos em uma contrapartida ambiental, conservando uma área de mata, a Green Farm CO2 Free, responsável por gerar estoque de carbono. É uma compensação ambiental. A empresa supervisiona os levantamentos das emissões de gases, buscando a redução, e quando possível neutralização, dos gases nocivos. Hoje, 100% das emissões poluentes geradas pela Ipojucatur são neutralizadas.
Fonte: Revista Conexão a Bordo