Um ônibus do futuro com muito mais que um design futurista, inovador certamente, mas que traz conceitos já reais e que podem ser aplicados em sistemas de transportes coletivos.
Assim pode ser considerado o Xoupir, um ônibus do futuro que reúne soluções que já são possíveis, mas pouco usadas ainda na mobilidade urbana.
Uma delas é a indução de eletricidade para a movimentação do ônibus. A energia elétrica ou a energia solar para o veículo vem por uma rede sem fio e bobinas de indução que ficam sob o asfalto. No ônibus há um sistema de captação desta energia que vai para baterias. As bobinas sob o solo são acionadas apenas quando o veículo passa pelo local. Isso elimina as redes aéreas dos convencionais trólebus, deixa o ônibus mais leve com baterias menores e não há necessidade de parar para recargas.
No teto do ônibus, há painéis solares que servem para a central WiMax. É energia para um wi-fi de maior velocidade que atende os passageiros e também as pessoas que estiverem num raio de 1,5 quilômetro do veículo de transporte coletivo.
As janelas mudam a transparência de acordo com a claridade. Se há muita luz contra os vidros, eles escurecem para aumentar o conforto dos passageiros. Além disso, a carroceria é revestida com diodos orgânicos emissores de luzes que podem trazer mensagens sobre itinerários, horários, trânsito, congestionamentos e até propagandas.
Também foi desenvolvido um sistema de pagamento de passagem por biometria ou aplicativo de celulares.
O design futurista tem a lógica de tornar o veículo aerodinâmico, otimizando o uso de energia elétrica, e dar a sensação ao passageiro de que ele está num veículo novo, que congrega todas as tecnologias.
O ônibus foi desenvolvido pelo canadense Charles Bomardier, da família da multinacional que fabrica em todo o mundo aviões e trem.
Inicialmente, é importante destacar que as inovações só vêm pelo pensamento alto e pelas experimentações. Em algum momento, alguém tem de começar as mudanças, mesmo que depois as ideais se aproximem mais do mundo real.
A dificuldade, principalmente em países em desenvolvimento, é estimular a produção em escala e criar infraestrutura para este tipo de veículo.
O que chama a atenção é que nada foi inventado especialmente para o ônibus. Todas as tecnologias já existem e são aplicadas em diversas outras áreas, algumas até já isoladamente nos transportes. A diferença é que o Xoupir reúne todas elas para a mobilidade sobre pneus.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus