Na “hora do rush”, na véspera de feriados, em períodos de férias coletivas: grandes congestionamentos, que já fazem parte do dia-a-dia da população, ficam ainda piores nesses momentos. Para quem mora em grandes centros urbanos a situação é mais grave, com vias engarrafas a qualquer hora do dia.
Rodízios são apenas uma solução emergencial. A longo prazo é preciso investir em planos de mobilidade urbana para resolver os problemas de trânsito nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
- Por que a mobilidade urbana é importante para mim?
O trânsito se tornou uma das maiores dores de cabeça para a população. O acúmulo de veículos nas ruas causa estresse e poluição, prejudicando a saúde e o bem-estar das pessoas. A tendência para os próximos anos é um agravamento desse quadro, por isso a adoção de políticas públicas para a mobilidade urbana é tão importante.
A falta de planejamento urbano, os incentivos à indústria automotora e o maior poder de consumo das famílias brasileiras provocou o que pode ser chamado de “crise de mobilidade urbana” – quando o Estado não consegue oferecer condições para que as pessoas se desloquem nas cidades. E é esse problemas que presenciamos atualmente
- Quais são as soluções para essa crise?
Entre as melhores soluções para essa questão urbana está o incentivo e o desenvolvimento de legislações focadas no transporte coletivo, como ônibus, trens, metrô e o serviço de fretamento, além da criação de ciclofaixas para bicicletas.
Um único ônibus é capaz de substituir muitos carros – diminuindo consideravelmente o congestionamento e a emissão de poluentes na atmosfera. Investir em frotas seguras e modernas, que emitem menos CO2, colabora ainda mais para a mobilidade urbana.
O serviço de fretamento, nesse contexto, apresenta amplas vantagens. Algumas empresas optam pela neutralização do carbono que seus ônibus emitem e isso ajuda a reduzir a poluição das cidades e a colaborar para a saúde das pessoas.
Além disso, empresas responsáveis possuem motoristas especializados nos fretados, que conduzem com atenção e profissionalismo. Portanto, além de reduzir o número de carros nas vias, o fretamento também ajuda a diminuir o número de acidentes, melhorar o fluxo de veículos e beneficiar os cidadãos.
Gestão de conteúdo: 7co Social