Cada vez mais, o mundo corporativo valoriza pessoas que sabem o que querem, têm autonomia para agir e são peças-chave para o sucesso de qualquer negócio. Porém, para produzir bem, é necessário se sentir bem no ambiente de trabalho.
A qualidade de vida depende muito da satisfação que as pessoas têm em sua vida profissional. Muitas vezes, não se trata de um trabalho remunerado.
O engajamento num projeto social, por exemplo, é tão válido quanto o empenho de um executivo de multinacional.
Ser valorizado pelo que você faz é importante, mas hoje, muito mais do que dinheiro, as pessoas querem ser capazes de decidir seus rumos e de enfrentar seus problemas. E este conceito de qualidade de vida — que apresenta tantas variações, muitas vezes divergentes — têm muito a ver com felicidade e auto-realização, com independência e estado de satisfação ou, ainda, com as condições sociais e econômicas.
Contudo, o reconhecimento profissional é a consequência de suas atividades, a efetuação com qualidade gera referência dos superiores, mais do que o volume a excelência de suas tarefas, não adianta ter que refazer uma tarefa, é tido como ponto negativo.
A saúde é fundamental, lhe atribui motivação e empenho para realizar as atividades no trabalho, destacaremos a saúde durante o dia no escritório, como postura, por exemplo.
A fisioterapeuta Heloísa Guimarães explica que a dor não significa, necessariamente, uma patologia. É, porém, o alerta do corpo para que a pessoa verifique se há algo de errado com ela. Muitas vezes, porém, o trabalhador subestima a sensação e, sem mudar os hábitos, contribui para o surgimento de problemas musculares e circulatórios.
— No início, a pessoa sente uma pressão na nuca. Muda a postura, sente alívio. Depois, a dor vai se intensificando e ela nota que só melhora depois de uma noite de sono. A dor fica cada vez mais grave e pode se tornar crônica — alerta.
A conciliação da organização com o aprendizado sobre como não prejudicar sua saúde no ambiente de trabalho traz mais motivação para realizar suas tarefas e principalmente influência nos companheiros profissionais.