Para ter mais qualidade de vida, basta respirar. É o que prega a Fundação Arte de Viver, fundada há mais de 30 anos pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar. O líder humanitário, que visita o país nesta semana, tornou-se mundialmente conhecido por defender que a respiração pode se transformar em uma fonte de serenidade, saúde e beleza para pessoas de todas as idades.
Mas não basta simplesmente respirar. É preciso ter consciência do ato e dedicar alguns segundos ou minutos para praticá-la e observá-la. “A respiração é a ferramenta para limpar nosso corpo por dentro. A inspiração traz ar, nutre nosso corpo. Já a expiração elimina o estresse e as toxinas”, explica Adriana Ambrósio, instrutora e voluntária da Arte de Viver.
Lado a lado com a respiração, é preciso trabalhar também o relaxamento do corpo, soltando as juntas, eliminando tensões e estresse, de forma a ficar mais tempo parado, só inspirando e expirando, sem sentir dor. Outro complemento importante é a meditação, que deve acontecer na sequência de alguns exercícios respiratórios.
No começo, pode ser difícil tanto acertar a respiração quanto meditar, mas Ambrósio garante que tudo é uma questão de prática. “Quanto mais fizer, mais fácil vai ser”, diz ela, que aconselha repetir alguns dos exercícios uma vez ao dia ou mais para melhorar o padrão do sono, relaxar, acalmar-se e ter mais foco.
Abaixo, a instrutora propõe alguns exercícios de relaxamento e de respiração que podem ser feitos sozinhos ou todos juntos. O ideal é sempre fazer a meditação na sequência dos exercícios respiratórios, segundo Ambrósio.
Ela frisa que se tiver um local calmo e sossegado, é melhor, mas que as técnicas também podem ser feitas na mesa de trabalho, no sofá de casa e até no carro. Para este último, ela dá uma dica para aquele momento de estresse no trânsito: “inspire lenta e profundamente, de forma cíclica e sempre de boca fechada”. Repita quantas vezes for necessário, até dissipar a tensão.
Saindo um pouco do foco no relaxamento, ela finaliza com uma dica de respiração para quem quer ganhar energia rapidamente. Veja a seguir:
Sentado em uma cadeira ou no chão, com as pernas estendidas à frente, faça movimento aleatórios com as pernas, batendo os calcanhares no chão, durante 30 segundos. Respire normalmente. BENEFÍCIOS: ajuda a soltar as pernas e ativar a circulação
Eleve os ombros até as orelhas e leve-os para trás, até caírem, em um movimento circular. Inspirar quando elevá-los e expirar quando caírem. Repetir quatro vezes para frente e quatro vezes para trás. BENEFÍCIOS: relaxa região dos ombros e pescoço
Respiração yogue completa: sentado de forma confortável, com a coluna reta, os olhos e a boca fechados, coloque a mão direita no abdômen e a esquerda sobre o peito. Faça uma inspiração profunda até sentir a barriga crescer, para iniciar o exercício. Na sequência, tente fazer uma “onda”, inspire expandindo o abdômen e, em seguida, estufe o tórax. Expire primeiro tirando todo o ar do abdômen e só depois do tórax. Repita dez vezes, sempre respirando pelo nariz. BENEFÍCIOS: acalma a mente, relaxa o corpo e ajuda a ter mais foco.
Chacoalhe de forma aleatórias as mãos, os ombros e a cintura por cerca de 30 segundos. BENEFÍCIOS: ajuda a soltar os braços, os punhos e os dedos.
Após os exercícios, fique de cinco a dez minutos meditando com os olhos fechados, só observando os pensamentos, sem se apegar a nenhum deles. Pode ter certeza que esse tipo de exercício com respiração ajuda a quebrar a tensão no trânsito.
Gestão de conteúdo: 7CoSocial
Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude