Reuniões produtivas: dicas para aumentar a eficiência no trabalho

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Leve-a-produtividade-para-suas-reuniões-02-10-2015

 

Você sabe fazer reuniões produtivas? Antes de responder essa pergunta, confira as tudo o que é possível realizar com um encontro entre equipes de uma empresa:

– Alinhar operações e campanhas;

Ter novas ideias para projetos;

– Tirar dúvidas e gerar interação entre a equipe;

– Resolver problemas pontuais do negócio;

– Motivar colaboradores.

Contudo, quando um encontro fica sem foco, acaba se tornando uma perda de tempo para os participantes e gerando uma série de desentendimentos. Por isso, confira nossas dicas para criar reuniões produtivas e tirar o melhor do diálogo entre colegas.

 

Comece com o planejamento da reunião

Sabe o que todas as reuniões produtivas têm em comum? Planejamento. Comece pensando em qual será o tema do encontro, quanto mais objetivo e focado ele for melhor. Evite o pensamento de marcar um “meeting” para resolver vários assuntos, pois isso acabará distraindo o grupo.

Em seguida, defina quem participará do encontro, é importante convidar apenas pessoas ligadas ao assunto a ser discutido, evitando perder o foco da reunião e garantindo que o grupo seja capaz de solucionar o tema proposto.

 

Reuniões produtivas têm pauta

Se você ficou encarregado pela reunião, é interessante enviar um material de apoio para todos os participantes. Pode ser uma planilha com os números alcançado pelo seu setor, uma reportagem sobre o tema a ser discutido, ou uma apresentação que introduza as questões a serem respondidas.

Isso irá ajudar a todos chegarem ao encontro já preparados, além de tornar possível que muitos desenvolvam ideias interessantes antes mesmo da reunião. Tornando a ação ainda mais produtiva e interessante para todos.

 

Defina um líder e prazo para a reunião

Escolher um líder para o encontro é importante para mediar a conversa e evitar que o foco seja perdido, principalmente em reuniões com muitas pessoas ou vários pontos de vista diferentes. Essa liderança pode ser assumida pela pessoa que marcou a reunião, pelo gestor ou alguém que se candidate, evite perder tempo com eleições e discussões sobre esse posto.

Por fim, marque um horário para que a reunião termine. Isso ajudará a tornar toda a conversa mais produtiva e evitar que muitas horas de trabalho sejam perdidas. Se o tema for muito completo, você pode definir passo a passo, cada subtema e o tempo para cada um deles.

Seguindo esses passos, você conseguirá se tornar um profissional muito mais organizado, além de tornar as reuniões motivadoras e produtivas, para que todos desejem participar e colaborar de forma efetiva.

 

Gestão de conteúdo: 7co Social

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