O mundo profissional pode ser uma montanha-russa de altos e baixos, onde para manter a sanidade mental e afastar o stress diário é preciso manter uma atitude positiva. Quer esteja numa situação de precariedade, trabalhe num escritório de alta competitividade ou simplesmente se sente desmotivado, saiba como dar a volta a um ambiente de trabalho negativo.
1 – Proatividade. A passividade é inimiga de uma atitude positiva, por isso, seja pró-ativa. Nos momentos menos positivos da sua carreira, a vontade pode ser para deixar-se ir abaixo e focar exclusivamente nos aspetos negativos, no entanto, essa é a pior estratégia possível. É precisamente nesses momentos que tem de arregaçar as mangas e lançar-se de cabeça na sua carreira – delineie novos projetos, aceite mais responsabilidades, apaixone-se pelo seu trabalho! Estará tão ocupado e motivado, que não terá tempo de se sentir triste, desmotivado, estressado ou afetado por um ambiente de trabalho pouco convidativo.
2 – Melhore o estado de espírito do escritório. A desmotivação e o pessimismo são contagiantes, por isso, faça o que puder para evitar iniciar ou participar em conversas negativas sobre o trabalho, o chefe e o futuro da empresa. Alivie a tensão que pode rapidamente estragar um dia de trabalho ao lançar assuntos mais light e não relacionados com o trabalho que deixarão todos mais bem-dispostos, incluindo você. Um almoço semanal depois do expediente com todo o pessoal do escritório pode ser exatamente o que precisam para se unirem como equipa e manter uma atitude positiva de segunda a sexta.
3 – Enfrente cada dia com um plano. Não há nada pior do que acordar de manhã a pensar “não quero ir trabalhar”, por isso, precisa de um plano de ação para começar cada novo dia com um sorriso e com vontade de dar o seu melhor. Antes de sair do trabalho no final de cada dia, deixe uma lista das coisas que tem de fazer no dia seguinte, assim, ao chegar sabe exatamente o que tem à sua espera e é uma questão de dedicação e concentração. Procure fazer primeiro aquelas tarefas mais chatas e que menos satisfação lhe trazem, deixando os desafios e o trabalho que mais a estimula para o fim. Vai ver que o dia passa a correr!
4 – Pausa merecida. Ficar vidrado no computador de manhã à noite, incluindo comer qualquer coisa rápida, não traz nada de positivo para a sua atitude no trabalho, nem para os seus níveis de produtividade. Muito pelo contrário – se não fizer algumas pequenas pausas ao longo de todo o dia, o mais certo é chegar ao final do expediente com um mau humor terrível. Tome um café com um colega a meio da manhã, saia para almoçar e caminhar um pouco, distraia-se na Internet ou leia uma revista durante 5 ou 10 minutos, ligue o seu iPod com música mexida ou serena, conforme as necessidades. Pequenas pausas como estas, podem fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia profissional.
5 – Invista na sua valorização profissional. O mundo do trabalho pode ser um verdadeiro labirinto – tão depressa pode confrontar-se com um beco sem saída, como pode ter várias janelas de oportunidade abertas mesmo à sua frente. Por isso mesmo, é fundamental investir na sua valorização profissional, mantendo o seu currículo e portfólio atualizados, fazer um pouco de networking sempre que possível, aguçar periodicamente conhecimentos através da frequência de cursos e workshops – não tenha receio de aprender coisas novas, pois nunca se sabe o que o seu futuro profissional reserva. Acima de tudo, invista em si para que possa ser feliz no trabalho!
Fonte: entremulheres.com