São Paulo descumpre meta de redução nas emissões de gases

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A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo realizou um seminário para apresentação e discussão dos cenários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município, de modo a subsidiar a elaboração de propostas e políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O evento contou com a participação de técnicos e autoridades do setor, como o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, e também o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense. A presença de ambos logo na abertura do evento serviu, simbolicamente, como um prefácio do que foi apresentado em seguida na divulgação dos dados. O inventário de emissões da cidade apontou que as emissões totais ao ano ultrapassaram a meta prevista, sendo o setor de transportes o mais impactante neste cenário. Emissão de co2De acordo com a Lei 14.933/05, que institui a política municipal de mudanças climáticas, o município deve publicar, a cada cinco anos, o inventário de emissões de GEE para diagnosticar e adotar medidas de gestão das emissões no município. Este inventário deveria atingir uma meta de redução de 30% das emissões de CO², já em 2012, em comparação com as emissões registradas em 2005. Diante de uma meta tão agressiva, já era de se esperar que este objetivo não fosse mesmo ser alcançado. Uma das conclusões apresentadas para justificar este resultado foi que “a maior parte das emissões está fora do controle da prefeitura”, o que demonstrou uma precipitação ao adotar uma meta tão alta logo no primeiro período proposto pela lei. O inventário de emissões é uma ferramenta de gestão que demanda um maior conhecimento técnico de todos os envolvidos para assim melhor planejar as ações de diagnóstico e mitigação a serem adotadas. Ao decorrer do evento foram apresentadas iniciativas já adotadas pelo município em resposta a esta questão, como o investimento em biocombustíveis na frota de ônibus, o estímulo ao uso do trem e metrô, seguido de reflexões sobre a importância do plano diretor, onde foi destacada a relação direta do planejamento urbano com as emissões de carbono. Foram propostos investimentos na qualificação do serviço de transporte urbano através de um sistema assistido em tempo real.

 

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Fonte: ANTP

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