Ser proativo é uma ótima maneira de evitar mais trabalho pela frente, e de diminuir a probabilidade de catástrofes. Uma pessoa que sabe agir antecipadamente desenvolve bons métodos de estudo, de trabalho e facilita não só a própria vida, mas também as dos outros à sua volta.
Análise crítica
Agora que você tem que fazer uma análise crítica própria de como poderia executar essas tarefas com mais eficiência. Criar planos e listas.
Em seguida, recrutar e instruir outras pessoas que possam te ajudar. Depois, reúne informações necessárias para desempenhar as suas tarefas e procura passos no processo que possam ser eliminados.
Prevenção
É importante também praticar a prevenção. Ou seja, resolva possíveis falhas com antecedência para impedir que elas se transformem em problemas maiores.
Mentalidade
Criar uma mentalidade e auto aprender a resolver os problemas, em vez de desenvolver apenas planos e nunca os colocar em ação. Vai em frente e não desistas a meio
Procedimentos
Avalie os procedimentos e processos enquanto você os executa. Anote as possíveis melhorias que você pode incorporar as suas práticas e incorpora-las enquanto estivere mais tranquilo.
Adianta tarefas
Adiantar as tarefas menos urgentes e diárias, uma vez que você fizer isso, elas ficarão fora do teu caminho quando aparecerem coisas mais urgentes. Um pouco de esforço antecipado pode te salvar de uma grande crise no futuro.
Fonte: noticias.universia.pt