Quem nunca sentiu dor, queimação ou formigamento nos dedos após ficar horas no computador. Esses sintomas são mais do que comuns em quem realiza movimentos excessivos, repetitivos ou prolongados no horário de trabalho. A síndrome do túnel de carpo, nome dado à lesão que ocorre no túnel que liga o braço ao antebraço e provoca a compressão do nervo mediano, é uma das lesões mais frequentes em quem trabalha sentado Essas lesões não atingem só os atletas, mas também os trabalhadores, devido ao esforço repetitivo no expediente.
Medidas preventivas
Para combater essas dores, algumas medidas simples, mas altamente eficazes, devem ser adotadas no dia a dia. Como, por exemplo, realizar pequenas caminhadas (até a cantina da empresa ou a máquina decafé após muito tempo na mesma posição. Isso estimula a circulação sanguínea e previne inchaço nas pernas. Ou suaves movimentos circulatórios com os ombros e o pescoço, com o objetivo de relaxar a musculatura da região cervical. “É importante respeitar um tempo mínimo de 20 segundos para a manutenção do alongamento de cada movimento”, avisa Heil. Pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), órgão ligado ao Ministério do Trabalho, Maria Maeno adverte: “Quando o trabalhador acometido por algum tipo de lesão, seja estática ou por excesso de movimentos, interrompe a atividade, os sintomas regridem em poucos dias, com o eventual auxílio de anti-inflamatórios. Mas, se o indivíduo não tem condições de interromper essa atividade e a agressão persiste por mais tempo que o tolerado, o processo tende a se tornar crônico”.
Para evitar esses males, Rogério da Silva, ortopedista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), dá 10 dicas:
1. A cada 25 minutos de digitação, pare 5.
2. A cada hora de digitação, movimente-se.
3. Beba água regularmente ao longo do dia.
4. Tenha postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos e apoie-se no encosto da cadeira.
5. Quando estiver sentado, mantenha as plantas dos pés apoiadas no chão.
6. Mantenha um angulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira.
7. Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas.
8. Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois corre o risco de provocar compressão nos nervos da região.
9. Fique numa distância equivalente ao comprimento de seu braço em relação ao monitor. A regulagem da altura da tela deve estar entre 15 e 30 graus de sua visão.
10. Faça alongamentos, nos braços e no pescoço, pelo menos duas vezes por dia.
Fonte: revistavivasaude.uol.com.br