Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, na região Oeste da Capital, o parque Villa-Lobos é uma das melhores opções de lazer ao ar livre da cidade. O parque, que abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball” e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete. Estima-se que durante a semana cerca de 5 mil pessoas passem a cada dia pelo Parque. Aos finais de semana recebe cerca de 20 mil visitantes e aos feriados 30 mil.
O Parque Villa-Lobos foi um dos primeiros da cidade a ser adequado à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. A grande área plana e os caminhos praticamente nivelados tornam mais fácil o deslocamento de pessoas. Alguns dos brinquedos de madeira nos parquinhos também foram elaborados para garantir a acessibilidade, como uma caixa de areia e uma casinha na montanha, que permitem acesso por pessoas em cadeiras de rodas. O Villa-Lobos também conta com um telefone público para os deficientes auditivos.
Horários e Temas
HORÁRIO DE AGENDAMENTO DOS GRUPOS
Segundas a sextas‐feiras das 9hs às 16hs.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS GRUPOS
Segundas a sextas‐feiras (manhã: 9h30 às 12h) e (tarde: 13h30 às 16h). Turmas de no máximo 40 alunos de uma mesma sala de aula e/ou duas salas com até 20 alunos cada. Solicitamos no mínimo 2 responsáveis por escola por período. O percurso das atividades terá cerca de 2hs de duração.
Sábados (manhã: 10h – preferencialmente para visitas agendadas) e (tarde: 14h – para público espontâneo do parque Villa‐Lobos com grupos de até 10 pessoas).
Domingos e feriados (manhã: 10hs) e (tarde: 14hs) – para público espontâneo do parque Villa‐Lobos até 10 pessoas.
TEMAS PROPOSTOS PARA AS ATIVIDADES
Histórico do Parque Villa‐Lobos.
Água – Consumo consciente (situações de desperdício e dicas de economia).
Ambiente físico (Ecossistemas naturais e ecossistemas transformados).
Biodiversidade (Importância, descrição, inter‐relacionamento e sinantropia).
Fauna e Flora do parque Villa‐Lobos
Impactos de alteração do ambiente (áreas verdes urbanas e solo).
Poluição ambiental (causas, consequências e soluções).
Consumismo e lixo (tratamento, aproveitamento e reciclagem)
Mudanças Climáticas
Conforto Ambiental e Qualidade de Vida.
Fonte / Imagen: Parque Villa Lobos