Workaholic é o profissional que não consegue se afastar do trabalho — literalmente. Ele passa muito tempo, após o expediente, realizando as suas atividades e muitas vezes se gaba disso.
Só que esse excesso de trabalho é prejudicial para o indivíduo e também para a empresa, que está nutrindo um ambiente de baixo bem-estar pessoal.
Ter um senso de pertencimento, gostar do trabalho e defender a sua marca com unhas e dentes são qualidades desejadas em qualquer colaborador. Mas é importante, no entanto, não confundir isso com as características de um workaholic, que só prejudica o seu profissional.
É de senso comum que todo tipo de exagero é prejudicial à saúde — física, emocional ou ambas. Confira, a seguir, alguns fatores que podem limitar a eficiência e performance desse tipo de profissional em curto, médio e longo prazo:
- Níveis elevados de estresse;
- Absenteísmo em decorrência desse desgaste físico e psicológico;
- Baixa performance, já que o estresse e a alta pressão se traduzem em dificuldades de concentração e da elaboração de novas soluções frente a um novo problema;
- Problemas de relacionamento interno, já que esse profissional pode cobrar os colegas a mesma postura que ele assume no dia a dia;
- Baixo engajamento e satisfação com o trabalho ao longo do tempo. Especialmente, se o workaholic não consegue obter os resultados desejados.
Para ajudar esses profissionais com cautela faça campanhas nos canais de comunicação da empresa, estabeleça reuniões sobre o assunto e reforce o peso desse assunto nas avaliações de desempenho.
Com o tempo, todos os profissionais vão absorver a ideia de que o workaholic pouco tem a se beneficiar disso, dentro da cultura organizacional da empresa.
Sem falar que a própria organização tem uma responsabilidade grande nisso: é fundamental saber como dividir todo o fluxo de trabalho, para que nenhuma área fique sobrecarregada.
Se o trabalho em si é otimizado, existe menos necessidade de estender as horas trabalhadas. Com isso, os colaboradores também não vão dar por falta dessa necessidade de ficar horas e mais horas no expediente.
Siga-nos nas redes sociais e entre em contato:
Facebook: Ipojucatur
Instagram: @ipojucatur
Twitter: Ipojucatur Transporte e Turismo
LinkedIn: Ipojucatur Transporte e Turismo
Youtube: Ipojucatur Transportes e Turismo