Está pensando em fazer um passeio cultural com a família ou amigos? Listamos 5 museus para você aproveitar seu final de semana com opções de passeio e ainda conhecer os principais pontos turísticos de São Paulo.
Preparados? Vamos lá:
– Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. O prédio[771] sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.
O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.
Onde: Praça da Luz, 2 – São Paulo, SP – Estação Luz do Metrô –
Telefone: +55 (11) 3324-1000
– Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBB São Paulo fica localizado no coração histórico da cidade. Numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.
A construção foi inteiramente reformada para abrigar o CCBB São Paulo. Os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século.
O prédio possui área construída de 4.183 m2, ocupada integralmente pelas dependências do CCBB.
Onde: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo (SP)
Estações de Metrô Sé e São Bento.
Praças do Patriarca e da Sé. As ruas João Brícola e XV de Novembro, próximas ao CCBB, estão liberadas para trânsito de táxis e carros particulares, para embarque e desembarque.
Telefone: (11) 3113-3651/3652
– Masp
MASP é o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul.
Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, pode-se apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli – da escola italiana – e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall – da chamada Escola de Paris.
A missão do MASP é “incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro”.
Onde: Avenida Paulista 1578
Telefone: (11) 3251-5644
– MuBE
O MuBE é o Museu Brasileiro da Escultura, uma instituição privada de interesse público criada para promover a arte em seus diversos segmentos: escultura, pintura, fotografia, grafite, desenho, música, cinema. Localizado em São Paulo, abriga uma ampla programação, com especial atenção à produção escultórica brasileira. O museu recebe, anualmente, de 80 a 100 mil pessoas para ver seu acervo, visitar suas exposições, participar de suas atividades educativas ou conhecer a arquitetura do edifício.
Não deixe de visitar!
Onde: Avenida Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2594-2601 – Terça a domingo e feriados, 10h ás 19h.
– MAM
O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Sua coleção possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
As exposições principais são realizadas em duas salas, segundo uma grade anual estruturada em quatro temporadas. Outras mostras são exibidas regularmente nos espaços da biblioteca e do corredor de ligação, onde é desenvolvido o programa de instalações Projeto Parede. Integra a grade expositiva o programa DJ Residente, voltado para difusão de pesquisas sonoras experimentais nas áreas internas do museu.
A cada dois anos, o MAM realiza o Panorama da Arte Brasileira, exposição que resulta do mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do país. O crescimento do interesse pela arte brasileira no mundo consolidou o Panorama como uma mostra relevante no circuito artístico internacional.
O museu mantém ainda uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos, por meio de audioguias, videoguias e tradução para a língua brasileira de sinais.
Onde: Parque Ibirapuera, portão 3 – São Paulo – SP – Brasil
Telefone: +55 (11) 5085-1300
Fonte: Histórico pesquisado nas páginas oficiais dos museus.
Gestão de conteúdo: 7CoSocial