O fretamento pode ser a solução para o que várias pesquisas sobre recursos humanos apontam: problemas com o transporte são um dos principais causadores de faltas no trabalho.
Essa questão, que envolve desde a distância entre a residência e a empresa, até a má qualidade das vias e do transporte público dos centros urbanos desmotiva a presença do colaborador e acaba gerando altos índices de absenteísmo.
Como o fretamento pode ajudar?
O serviço de fretamento contínuo funciona da seguinte maneira:
- – Sua empresa determina qual o tamanho do veículo transportará os funcionários e quais serão os pontos de parada.
- – Os colaboradores embarcam para ir trabalhar e são deixados próximos as suas residências sempre no mesmo horário.
- – Todos eles vão sentados, com conforto e segurança.
- – Problemas com transporte público lotado, dirigir seu veículo particular e procurar vaga para estacionar, atrasos e congestionamento são evitados
Dessa maneira, além de evitar transtornos para o colaborador, que se sente mais motivado para sair de sua casa e ir trabalhar, o fretamento também ajuda a evitar atrasos desnecessários, gerando mais produtividade.
Como contratar o serviço de fretamento para minha empresa?
Antes de contratar o serviço, é preciso pesquisar a empresa que atua na área do seu negócio e que possuem registro ativo na ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Feito isso, você pode solicitar um orçamento e inserir esse benefício como diferencial do seu negócio. Oferecer o fretado como opção de transporte para o seu quadro de funcionários com certeza ajudará a reter bons talentos e contratar profissionais de qualidade no futuro.
Outras mudanças que podem reduzir o absenteísmo
Além de oferecer uns transporte de qualidade, sua empresa também pode aplicar outras mudanças para reduzir o absenteísmo e tornar seus colaboradores mais produtivos.
Segundo pesquisas, logo após o transporte e doença, a desmotivação é o fator que levam os profissionais a se ausentarem do trabalho. Portanto, investir em ações de integração e comunicação entre os departamento e funcionários é fundamental.
O treinamento, tanto de colaboradores de áreas operacionais quanto de líderes, ajuda a que todos entendam melhor qual é a função da empresa na sociedade e como é possível construir uma carreira dentro dela, além de ajudar na tarefa de oferecer/receber feedbacks.
Trabalhando com esses dois pontos (transporte e motivação) a tendência é que a produção e eficácia da sua empresa cresce, à medida que o número de ausências decai.